No dia 15 de novembro, no Restaurante Casa Chef Victor Felisberto, em Alferrarede, realizou-se o jantar da Ordem da Cabidela com o Anfitrião Chef Victor Felisberto e os Chefs convidados Margarida Bessa Rego, do Restaurante Lusíadas, Vítor Adão, do Restaurante Plano, e Rodrigo Castelo, do Restaurante Ó Balcão. Também estava prevista a presença do Chef Hélder Diogo, do Restaurante Adega do Convento, que por motivos pessoais não pode comparecer, mas enviou o seu contributo para a sobremesa.
 
A Ordem da Cabidela, iniciativa das Edições do Gosto, é uma verdadeira celebração da gastronomia portuguesa. Em 2016, foi criada como um movimento de amantes da cabidela, um prato tradicionalmente português, emblemático e sujeito a muitas interpretações. Tantas quantas as vontades de o reproduzir ou reinventar.
 
Com uma herança de mais de 30 anos, as Edições do Gosto são uma referência em Portugal na criação de eventos e conteúdos de gastronomia que valorizam e elevam a sua comunidade. Ao leme, segue, Paulo Amado, fundador e personagem de relevo no panorama gastronómico português.
 
Durante o jantar realizou-se a entronização de mais de três dezenas de membros na Ordem da Cabidela. Por convite ou aquisição, os comensais que marcam presença nos jantares de Cabidela são ordenados “Cavaleiros da Ordem da Cabidela”, recebendo uma “pena” prateada, num colar vermelho, que simboliza e concretiza a sua entronização.
 
Ao longo do jantar houve lugar para degustar as criações dos cozinheiros. O primeiro prato foi confecionado por Rodrigo Castelo, uma Cabidela de Achigã com molho das cabeças e das espinhas do peixe com quinoa e cogumelos a acompanhar, com ovas do peixe fumadas no topo.
 
De seguida, por Vítor Adão, foi servida Cabidela de Pato, sem osso, cozinhada de uma forma diferente, apresentada com uma papada de porco, laranja e togarachi (um picante coreano). Margarida Bessa Rego, apresentou a Cabidela de Javali, desmanchado e cozinhado, no qual foi feito um fundo escuro com os ossos e as aparas cozinhada lentamente no forno, com aromáticas da região, incluindo carqueja.
 
Por último, Chef Victor Felisberto com a Cabidela de Galo do Campo, feita com o sangue e o vinho tinto, o mais tradicional possível. Para terminar a refeição, uma sobremesa alusiva ao tema com uma parte da receita do Chef Hélder Diogo e outra parte confecionada pelos Chefes presentes neste evento. Tal como o Anfitrião explicou, “é um fondant de sangue cozido com um gelado de sangue, sem o sabor intenso do mesmo. Tem ainda uma espécie de um sonho com a massa feita do ingrediente principal deste evento. Depois acrescentam-se as frutas silvestres e as plantas que compõem o empratamento.”
 

Um jantar da Ordem da Cabidela é um momento de festa e celebração da gastronomia, em ambiente descontraído e informal e foi este que se viveu no Restaurante Casa Chef Victor Felisberto.