Restaurante Casa Chef Victor Felisberto reconhecido com o Prémio BIOSPHERE pelo Instituto de Turismo Responsável

 

O Restaurante Casa Chef Victor Felisberto, um dos representantes da gastronomia da nossa comunidade, tem a honra de comunicar que recebeu o prestigiado Prémio Biosphere, concedido pelo Instituto de Turismo Responsável. Este prémio reconhece o compromisso inabalável do Restaurante Casa Chef Victor Felisberto com a sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e turismo responsável.

O Prémio Biosphere é um selo de excelência que distingue organizações e empresas que demonstram um compromisso excecional com práticas sustentáveis na indústria do turismo e hotelaria. O Restaurante Casa Chef Victor Felisberto foi avaliado e selecionado com base em critérios rigorosos que abrangem áreas como gestão ambiental, responsabilidade social corporativa e inovação sustentável.

O Restaurante Casa Chef Victor Felisberto tem sido um líder exemplar no setor da restauração, implementando medidas que visam reduzir o seu impacto ambiental, apoiar as comunidades locais e promover práticas de negócios responsáveis. Algumas das iniciativas notáveis incluem:

  1. Sourcing Sustentável: O Restaurante Casa Chef Victor Felisberto prioriza a utilização de produtos/ingredientes endógenos e sazonais, apoiando os agricultores e produtores locais. Além disso, mantém um forte destaque na utilização de peixe proveniente da pesca sustentável, garantindo que os produtos do mar servidos são provenientes de fontes responsáveis. A carne usada no Restaurante é proveniente, na sua maioria, de produtores locais e regionais que apostam na criação dos seus animais ao ar livre, com acesso a pastagens e alimentação adequadas.
  2. Gestão de Resíduos: O Restaurante Casa Chef Victor Felisberto está comprometido em reduzir o desperdício de alimentos. Implementaram sistemas de gestão de resíduos eficazes, incluindo a reciclagem de materiais e compostagem de resíduos orgânicos. Fazem parte integrante de uma rede existente na comunidade de alimentação de animais. As cinzas provenientes da utilização do forno a lenha são aproveitadas para fertilizar os terrenos de vários fornecedores. As caixas onde os vinhos são transportados são devolvidas aos fornecedores, de modo que estes as possam reutilizar.
  3. Eficiência Energética: Investiram em tecnologia energética eficiente, incluindo iluminação LED e equipamentos de cozinha de baixo consumo energético, reduzindo, assim, o consumo de eletricidade e de gás. Como a comida é confecionada em forno a lenha, foi instalado um sistema de aquecimento de águas sanitárias para fazer o aproveitamento do calor proveniente dessa utilização. Também apostaram na instalação de painéis solares, uma fonte de energia renovável e limpa, para a redução da dependência de fontes de energia tradicionais, como a eletricidade fornecida pela rede elétrica.
  4. Responsabilidade Social: O Restaurante Casa Chef Victor Felisberto contribui ativamente para a comunidade local, apoiando projetos sociais, desportivos, culturais e eventos solidários. Além disso, promovem práticas de emprego justas e inclusivas.
  5. Educação e Sensibilização: O restaurante está empenhado em sensibilizar os seus clientes sobre a importância da sustentabilidade, fornecendo informações sobre a origem dos produtos/ingredientes e práticas ambientalmente responsáveis que o restaurante adota. Uma das práticas comuns no restaurante é a disponibilização imediata das sobras da refeição. Tem vindo a estabelecer um conjunto de parcerias com agentes da região, ligados ao Turismo e Hotelaria, disponibilizando um conjunto de informações sobre a região nas suas plataformas.  “Na nossa perspetiva, é fundamental para atrair visitantes, promover o turismo, impulsionar a economia local e valorizar o nosso património cultural e natural. Isso também contribui para o desenvolvimento da região e para a melhoria da qualidade de vida da nossa comunidade.”, destaca o Chef Victor Felisberto.

Receber o Prémio Biosphere é um testemunho do contínuo compromisso do Restaurante Casa Chef Victor Felisberto em fazer a diferença positiva na nossa comunidade e no mundo. Estamos orgulhosos por sermos reconhecidos como um exemplo de liderança no turismo responsável e prometemos continuar a aprimorar as nossas práticas para um futuro mais sustentável.

O Chef Victor Felisberto convida todos e todas a visitarem o seu restaurante e desfrutarem de uma experiência gastronómica única e responsável.

“Juntos, podemos fazer a diferença.”, sublinha Chef Victor Felisberto.

Sobre o Instituto de Turismo Responsável

O Instituto de Turismo Responsável é uma organização dedicada à promoção e apoio do turismo sustentável em todo o mundo. A sua missão é orientar e reconhecer organizações e empresas que demonstram um compromisso sólido com práticas responsáveis no setor do turismo e hotelaria.

A missão do Instituto de Turismo Responsável inclui:

  1. Promoção da Sustentabilidade: O instituto visa promover e incentivar a adoção de práticas sustentáveis no turismo, que respeitem e protejam o meio ambiente, apoiem as comunidades locais e sejam economicamente viáveis a longo prazo.
  2. Certificação e Reconhecimento: O instituto concede prémios, selos de certificação e reconhecimentos a organizações que atendem a padrões rigorosos de turismo responsável. Isso permite que os consumidores identifiquem facilmente empresas comprometidas com a sustentabilidade.
  3. Educação e Consciencialização: Uma parte fundamental da missão do instituto é educar empresas, consumidores e a indústria em geral sobre a importância do turismo responsável e as melhores práticas a serem seguidas.
  4. Inovação e Pesquisa: O instituto promove a inovação no setor do turismo, incentivando o desenvolvimento de novas tecnologias e abordagens que minimizem o impacto ambiental e maximizem o benefício para as comunidades locais.
  5. Colaboração Internacional: O instituto trabalha em estreita colaboração com organizações, governos e outras partes interessadas em todo o mundo para criar padrões e políticas que promovam o turismo responsável em escala global.

Em resumo, o Instituto de Turismo Responsável é um defensor fundamental de práticas de turismo que protegem o planeta, beneficiam as comunidades locais e oferecem experiências enriquecedoras aos viajantes. Através do seu trabalho, contribui para um setor de turismo mais sustentável e ético.